Caracterização

A 12 de Outubro de 1958 foi inaugurado o 2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz, sendo o terceiro a ser construído no concelho da Figueira da Foz.
As valências do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo funcionam em dois edifícios ligados entre si, obedecendo a arquitetura do edifício do Pré-Escolar a um estilo característico e comum a quase todos os Jardins-Escola do País. No edifício do 1.º Ciclo, bem como no Centro Infantil, manteve-se a preocupação em dar continuidade ao estilo arquitetónico latente.
João de Deus Ramos considerava que a criança aceitaria melhor a escola se a «fisionomia» arquitetural desta se assemelhasse à da sua própria casa. A adaptação far-se-ia assim mais facilmente e atentava-se, também, a que a escola fosse à escala da criança, para que esta se sentisse como em sua casa.
João de Deus Ramos preocupava-se muito com o edifício: rejeitava os corredores longos e as escadas, aconselhava cores suaves, janelas grandes, espaço suficiente, mas não demasiado. A decoração era confiada a artistas, mas deveria ser discreta. O edifício deveria ser circundado por um jardim, sem vizinhos demasiado próximos; as janelas permitiriam uma ligação com a natureza, as árvores, o céu. O jardim, segundo ele, devia ser seis vezes maior que o edifício, para permitir a realização de atividades em pleno ar livre e mesmo, por vezes, o cultivo de legumes e flores.
Este Jardim-Escola, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social, não pertence a nenhum território educativo de intervenção prioritária, mas inclui no seu horário de funcionamento atividades de tempos livres. Nele existem 3 valências, havendo 3 turmas na Creche, 3 turmas no Pré-Escolar e 4 turmas no 1.ºCiclo.
O seu regime de funcionamento é normal, decorrendo as atividades da Creche entre as 8h e as 19h, no Pré-Escolar entre as 9h e as 12h00m, de manhã e as 14h00m e as 16h30m, de tarde. As do 1.º Ciclo decorrem entre as 9h e as 13h, de manhã e as 14h30m e as 17h, de tarde.
A abertura faz-se às 8h e o encerramento às 19h, diariamente e para todas as valências, para que se possa dar maior apoio às famílias das crianças.